sábado, junho 17, 2006

Dois poemas de José Godoy Garcia

Este poema de José Godoy Garcia é um clássico da Literatura Goiana:

Espécie de balada da moça de Goiatuba


Em Goiatuba
tem uma moça
que coração
grande ela tem
Em Goiatuba
tem uma moça
que coração
grande ela tem.

A moça de lá
é só chamar vem

De Goiatuba
eu guardo
muitas recordações

De lá eu guardo
muitas recordações

Lá tem rua
que parece bicho
querendo se esconder
por detrás do mato

Lá tem homem
que lutou na revolução

Lá tem farmacêutico
que sabe latim

Lá tem padre que mora
com mulher na rua de cima
e de tarde sobe de lanterna na mão
Lá tem cadeia
assombrada
e tem louco nas grades rindo feito
bicho com fome
Em Goiatuba
tem uma moça
que coração bom ela tem
A moça de lá
desde menina
serve aos homens
com sabedoria
Toda moça no mundo
aprende que corpo
não se pode mostrar
vestido deve vestir
vergonha deve sentir
amor deve esconder
sonho pode sonhar
A moça de lá
não aprendeu a sonhar
A moça de Goiatuba
é como a fonte
que dá de beber
é como a árvore
que dá frutos
é como a noite
que dá as estrelas
Ela só não compreende porque os homens
têm coisa com ela
Um dia indagou:
-“Por que ocêis me mandam
deitar no chão?”
-“Eu visto meu vestido,
eu ponho colar bonito,
eu enfeito os meus cabelos
com flor
Eu estou bonita
com o meu vestido
eu estou bonita
com esta flor
vocês me mandam tirar vestido,
ocês são bobos?”
Lá em Goiatuba
tem uma moça
que coração grande ela tem.
A moça de lá
é só chamar vem.


Este poema abre Os Dinossauros dos Sete Mares, livro que José Godoy Garcia considerava que melhor representava a sua obra. Esta é a versão final do poema que saiu na edição de Poesia, em que Godoy apresentou a versão final de seus poemas:


Os sobreviventes

Quando todos imaginavam a vida sem sentido
chegaram de manhã os sobreviventes,
e levantaram suas moradas, estiveram no rio,
procuravam o rebanho disperso, preparavam
o alimento, cantavam, derramavam
o suor nos campos, faziam fogo à noite
rememoravam o corpo de suas mulheres,
despachavam os barcos, pela manhã.
As chuvas eram sempre bem-vindas,
as chuvas levantavam o pó da terra
e enchiam de confiança a face da vida.
As mulheres viam nascer dentro de si
um novo rebento, os seus ventres cresciam.
Nenhum sinal de confiança quando as mulheres
apareciam de ventre crescido.
Os dias eram os mesmos, a esperança
e a desesperança eram as mesmas.

2 comentários:

Emmanuel disse...

Esse Poema "E Fico a Pensar"

E muito Interessante pois fala que tudo que é bom é feito de dor e de espera,deve doer tanto o abrir-se da dor na primavera !


nome:Leandro-Jr idade:12anos
nome:luis fernando
idade:13anos

Anônimo disse...

No poema 'Os negros' de Jose Godoy Garcia,ele se refere ao sofrimento que os negros passaram.EX:fome,sofrimentos,saudades da famalia e sem nada para se proteger.

Nomes:Rodrigo 13 anos , Sarah 12 anos , Lais 13 anos