sábado, junho 13, 2009

Jesus Barros Boquady

Este blog foi criado para divulgar os grandes valores da literatura goiana e aceitarei contribuições que possa somar-se ao meu esforço para dar transparência aos autores de Goiás.
Há algum tempo eu deixei este blog esquecido na virtualidade. Ao voltar a Goiânia, conversas com os amigos Vassil Oliveira e Brasigóis Felício me incentivaram a reabilitá-lo. E foi com surpresa que encontrei um comentário da filha de Jesus Barros Boquady (Maria Mazarelo Boquadi) sobre uma referência que fizemos a este grande poeta goiano, que tive oportunidade de encontrar várias vezes nos corredores da Câmara dos Deputados. Quando digo no meu artigo que ele morreu totalmente esquecido, eu não me refiro àqueles que o amavam como eu. Eu queria me referir à crítica literária, que poderia ter tratado melhor a sua obra. Não convivi intimamente com Jesus Barros Boquady, pois não tive tempo para isso. Conheci-o num tempo em que dividia meu tempo curto para a literatura com o trabalho no mesmo corredor que ele. Desejo amplo conhecimento da poesia de Jesus Barros Boquady e vou trabalhar para isso. Precisamos publicar seus poemas inéditos. Abraços aos seus familiares e a todos que amam a poesia de Jesus Barros Boquady.

BOI-DE-CARRO

Mas um boi está guardado:
é boi de carro-de-boi
ou vai rodar as moendas
do engenho que lembra o tempo.

Não inteiro, esse foi sonso
vive no mundo vagando.
Os olhos e o coração
de boi castrado, que são?

Nas nuvens desaparece
o equilíbrio do carro
que vem do grito das rodas,
girando pelo infinito.

Um comentário:

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom